sábado, 20 de outubro de 2007

Vive la Republique... Vive la Gréve!


Muitas das tradições francesas são bem conhecidas de todos nós, a comida, os queijos, os vinhos, a famosa baguete (que fica sêca em menos de 24h...) e a GREVE!!
A greve é uma instituição por estas paragens e durante dois dias todos tivemos oportunidade de experenciar esta tradição única! A propósito da alterações das reformas da função pública os transportes do país (que ainda são mesmo públicos) pararam por completo... Nem um autocarro à vista, estações de comboio fechadas, metro a espaços apenas na linha 14 (isto porque é automática e não tem condutores). O pesadelo total para a maioria dos “Parisienses” que em geral vivem a 1-2h de... Paris.
Para os que têm a sorte de viver intra-muros como eu, valeu-nos a Velib (o fantástico sistema de bicicletas de Paris, felizmente explorado por privados), os patins e as solas! Como sempre, é nestes momentos que se vê o verdadeiro espírito solidário das pessoas, muitas das quais tiveram a brilhante ideia de por o seu próprio cadeado nas Velib ancoradas nas estações, de forma a garantir que não fossem públicas (...não fossem elas fazer greve também).
O mais fantástico é que o dia a seguir à greve foi ainda pior e mais caótico, rios de carros até perder de vista (o remorso de ter faltado ao trabalho, sem sequer ter tentado ir?) e os transportes sem normalizar até as 20h da noite!! Num final de rara beleza, chegado à entrada da cantina para jantar depois de um dia enfiado no laboratório, deparo-me com a seguinte mensagem: “A cause des mouvements sociaux le RestoU ferme exceptionellement a 21h”. Isto é... É sexta-feira, a greve foi ontem mas diz que ainda anda por aí e portanto ide comer... a casa!
Se estivesse em Portugal diria “Que podemos fazer... É o país que temos...”

Nenhum comentário: